sexta-feira, dezembro 01, 2006

“O velho tá maluco”

“Entre marido e mulher não metas a colher”. Um dito antigo que não faz muito sentido nos dias que correm, nomeadamente em determinadas circunstâncias.

Foi o caso de um casal na mesa ao meu lado, que acaloradamente debatia o próximo referendo.

Procurei esclarecer:
O próximo referendo não visa instituir a IVG como mais um serviço do SNS.
Nem sequer como um substituto dos meios anticonceptivos normais.

Está apenas em causa a liberdade da mulher.

O facto da mulher ter ao seu dispor a vantagem de não ser penalizada criminalmente vai permitir-lhe sem temores, recorrer a apoio médico, que aconselhe, que esclareça que encaminhe e não muito mais do que isso.

Se quiser “abortar” continua a fazer tal e qual como hoje, recorre a médicos que no SNS se recusam a interromper uma gravidez, mas que o fazem amplamente em clínicas privadas.

Curiosa a forma como me encararam, olhos nos olhos (entre eles), olhares cúmplices que acredito tenham interiorizado, “ o velho tá maluco”.

4 opinou:

At 2.12.06, Blogger contradicoes said...

Não está não caro Zé. Está certíssimo
embora haja quem queira dar-lhe uma interpretação diferente.

 
At 2.12.06, Blogger Maria said...

É com este tipo de conversas de café e outras que temos que esclarecer sempre e formar opinião contra a pré-formada da igreja.
Ninguém é obrigado a abortar.
Mas as mulheres que o desejarem fazer, por vontade delas, devem poder fazê-lo com toda a segurança e assistência médicas.
E que fique bem claro que nenhuma mulher aborta porque sim. Não é um meio anti-conceptivo. A gravidez é que foi um acidente na vida dessa mulher...

 
At 2.12.06, Anonymous Anónimo said...

Olhem que não Amigos, Olhem que não.
Lá vamos, engordar, as contas bancárias espanholas...
Em Portugal vai ser, uma luta puramente politica.
E ficará tudo no tal Beco, sem ...
Maria. Desculpa. Falar Igreja só
em abstracto. Não vota. Tu sabes que Nestas terras da Maresia e Iodo, há Católicos Progressivos, democratas e muito mais á esquerda,
do que o nosso Painel Partidário, eu sem medos, antes e depois do grande DIA, activo-me contra qualquel imposição, tendo como Farol, o Concilio Vaticano II e a sua Teologia da Libertação. Pensamentos e Directrizes, que fazem com que Carl Marx, seja um radical de Direita.
Como vez, querida Maria, A Igreja não são as suas cupulas, e aqueles que se preocupam com as Mulheres, presas, só se estão detidas em Guantano, (ou na Pedra do Guilhim, tu sabes Maria), estão se maribando, as mulheres deles e filhas, vão a Londres.
Amigos, vamos respeitar todas as opiniões, respeitar o resultado "politico" disto tudo, e Zé e Contradições, sempre a considera-los.
Maria, ás mulheres que pensam como tu, me perdoem, e tu MIGA, será, espero, a primeira vez, que remarei contra ti. Ainda há remos, Maria...
poetaeusou

 
At 2.12.06, Anonymous Anónimo said...

O Grande DIA. O, 25 de Abril, entenda-se.
poetaeusou

 

Enviar um comentário

<< Home